Para que se obtenha sucesso na criação/reprodução, existem vários aspectos que devem ser analisados como, por exemplo; AMBIENTE; ALIMENTAÇÃO, DOENÇAS, MATRIZES, PROTEÇÃO, MANEJO

Dimensão, cobertura, claridade, ventilação, umidade, água, temperatura, ninhos, poleiros, Alimentação, de qualidade, farta e balanceada, principalmente na época de reprodução. Prevenção de doenças, proteção e o principal a seleção das matrizes, essas devem ser de alta qualidade genética e de excelente procedência, pois criar o comum dá o mesmo trabalho que criar o bom, então por que perder tempo se podemos dar um passo adiante.

Desta forma, projetamos nosso criadouro, buscando a qualidade nas principais características que influem para um bom condicionamento dos nossos pássaros visando principalmente uma boa ventilação, iluminação e um local onde os pássaros se sintam seguros.

O Criadouro FALCÃO foi concebido com detalhes minuciosos em sua construção, tendo em vista a melhor adaptação e comodidade das aves que nele habitam.

As edificações do criadouro foram projetadas com a frente voltada para o sol nascente.

A área construída possui espaço reservado para acomodações dos filhotes, produtos dos acasalamentos.

As prateleiras foram confeccionadas no sentido longitudinal afastadas das paredes com capacidade para suportar o peso das gaiolas (o material utilizado cantoneiras em ferro e alumínio), todas padronizadas, tanto para as fêmeas como para os machos com a finalidade de coincidir os passadores no momento da cobertura.

O criadouro foi construído na forma retangular, com um corredor suficiente para livre acesso do tratador e da pessoa que terá a tarefa dos cruzamentos. No seu interior água potável encanada, com filtros, pias ou tanques que facilitam o tratamento, higiene das gaiolas e a administração de água filtrada ou mineral para banho e hidratação dos pássaros. O local onde se desenvolverá o ciclo reprodutivo é muito claro e arejado com boa circulação de ar, evitando o vento canalizado, ou seja, vento direcionado aos pássaros que podem acarretar doenças respiratórias.

A temperatura ambiente varia entre 25 a 33 graus centígrados e a umidade entre 50 e 60% para evitar a proliferação de fungos; sendo estes um dos segredos para se manter o bom ambiente do criadouro. A boa produtividade está intimamente ligada à estes dois fatores. No caso de queda brusca na temperatura exterior, possuímos janelas e utilizamos filtro artificial para despoluir o ar do interior do criadouro. controlamos também a luminosidade e a quantidade de horas úteis. Isso é importante porque se sabe que o aumento da claridade poderá aumentar a produtividade e está intimamente ligado à libido das matrizes.

OUTRAS EXIGÊNCIAS
Saída para o ar quente na parte mais alta do ambiente
Entrada de sol da manhã
Piso frio
Sistema de vidros ou aberturas para circulação do ar e proteção contra entrada do vento frio
Sistema de exaustores que aproveita a energia eólica
Torneiras com filtros e pias próximas das gaiolas
Medidor de temperatura e umidade
Uso de telas contra entrada de insetos e roedores
Cuidado com o ataque de fungos por causa da umidade excessiva
Sistema de escoamento de água nas lavagens do piso
Utilização de produtos de limpeza com desinfetantes e antibacterianos.

Todos os procedimentos são planejados e adotados com detalhes. Os Bicudos, como outros animais, apreciam uma rotina bem estabelecida. Horário do banho, da limpeza das gaiolas, composição da dieta e fornecimento de suplementação não são alterados bruscamente. toda a dieta é objeto de planejamento. Formulação da mistura de sementes, fornecimento de extrusadas, receita de farinhada, complementos de vitaminas e aminoácidos, tudo planejado para que não sofra seguidas variações bruscas. A microbiota intestinal se adapta aos alimentos regularmente ingeridos e uma brusca variação no cardápio causa seu desequilíbrio, podendo trazer serias consequências.

ESSE É O CRIADOURO FALCÃO!